sexta-feira, 15 de junho de 2012

PARADA GAY: Uma opinião diferente!



Sempre vejo muitas pessoas comentando e criticando a parada gay. Geralmente falam que aquilo tornou-se um grande carnaval, que não há nenhuma luta por democracia e direitos iguais, que não há respeito entre os próprios homossexuais e que tudo foge do controle.
As pessoas julgam que aquilo virou um circo dos horrores, um show de aberrações, um grande palco de performances e apresentações envolvida em clima de paquera, de sexo, de amizade...
Tudo regado com o melhor vinho “sangue de boi” de 5 ou 7 reais que se encontrar nas mãos de algum vendedor na Avenida Paulista, tentando faturar o pão de cada dia com o dinheiro que o pessoal está gastando na parada gay.
Diante de todos os comentários que eu ouço eu criei um certo tipo de medo em escrever sobre esse evento. Mas eu estava aqui com a minha cabeça no travesseiro e de repente, milhões de pensamentos me invadiram a cabeça e eu não pude evitar de me levantar rapidamente para registrar isso com a ajuda do meu notebook, para posteriormente colocar no blog. Mas voltando ao assunto. Em relação a esses comentários que as pessoas soltam em relação a parada gay, elas estão erradas? Elas estão completamente certas?
CREIO QUE NÃO!
Bom, a minha teoria é que tudo isso acontece dessa forma na Parada Gay pelo fato de que todas essas pessoas são extremamente reprimidas e infelizes perante a sociedade. Imaginem só, quantas pessoas enrustidas não estão debaixo dessa bandeira? Tentando ter um momento único de libertação, extravasando seus maiores medos e suas inseguranças? Sei que os números pessoas não assumidas na Parada Gay é enorme e isso gera um desequílibrio primeiramente no interior de cada uma delas e posteriormente no evento como um todo. Conheço muita gente que vai para a Parada Gay escondida, coberta de mentiras e disfarces para que ninguém saiba que ela está de fato indo. Ela passa o ano inteiro fingindo ser quem não é, reprimindo seus desejos, suas vontades, sofrendo ou por preconceitos ou por medo de se libertar e ser feliz, o único dia de sua vida que pode ser plenamente livre sem receios e sem fronteiras é a Parada Gay, em frente a milhões e milhões de pessoas a felicidade parece ser enxergada de verdade. Em meio a tanta cor, tantos homens histéricos, tanta paixão pela vida...
O que acontece ali é simplesmente um distúrbio de liberdade. Na maioria das vezes essas pessoas possuem um cotidiano muito triste e solitário. Estou afirmando isso com base em tudo o que eu já vi na minha vida e que também passei. Eu sei como as coisas são.
Nesse evento as pessoas agem numa tentativa desesperada de extravasarem todos os seus medos, tentam se encontrar, ou então se perdem ainda mais. É simples assim. Algumas pessoas ficam nuas, dançam até cansar, outras bebem até cair, outras beijam até o lábio cair, algumas só estão para admirar, outras para conhecer. Mas a verdade é que cada pessoa ali está procurando por sua verdade. Não estou defendendo a Parada Gay e nem o que ela se tornou, mas hoje esse ponto de vista veio até mim. Nossa sociedade está cada vez mais perturbada, mais sozinha e mais perdida. E afirmo que não são somente gays que fazem isso no evento. Existem inúmeros heterossexuais extravasando e curtindo o evento a fim de obter sua verdade também.
O que eu quero dizer com a verdade? Um pensamento, uma bagagem cultural, uma história de vida, vontade de ser feliz e completo, vontade de ser amado, vontade de conhecer a própria essência, conhecer a essência do outro ao redor. Com certeza, a classe homossexual deveria aprender a lutar mais pelos seus direitos e a exigir respeito da maneira correta. Mas antes de tudo isso acontecer cada pessoa tem que iniciar uma luta consigo mesma, uma luta de auto-respeito, amor próprio. Estudar, trabalhar, conseguir respeito perante a sociedade pelo que se faz, pelo o que se é e não pelo o que falam! Se cada pessoa estalebelecesse essa condição para sua vida e criasse uma história de sucesso; nossos caminhos já seriam muito diferentes!
Para exigir respeito nas ruas, nós precisamos exigir respeito em nossa própria vida!
Isso é o que eu penso da Parada Gay. Infelizmente seus pilares foram distorcidos juntamente com seus conceitos. E mesmo assim eu ainda sou a favor da Parada Gay como  uma forma de mostrarmos que a classe gay existe e é extremamente númerosa. Mesmo que defeituosa ainda é uma forma de nos colocar em evidência na sociedade.
Posso citar também como um ponto positivo desse grande evento: A movimentação da economia!
É inacreditável o que a cidade de São Paulo arrecada e lucra com os gastos das pessoas na Parada.
A parada LGBT está na 16ª edição e já é o maior evento em público e o segundo maior em gastos dos turistas, atrás apenas da Fórmula 1. A movimentação financeira deve chegar a R$ 196 milhões.
O fato é que a grande parcela dos gays têm dinheiro para gastar e não hesitam em fazer isso, e por isso toda a economia de nossa cidade é afetada positivamente. Em questões de meios de hospedagem, alimentação, entretenimento e etc...


Um comentário:

  1. É Igor, vc me fez ver por outro lado realmente.
    Há muito tempo a parada gay não significa nada pra mim, mas realmente deve servir como 'válvula de escape' pra muita gente... É trágico num país que se diz tão desenvolvido as pessoas precisarem de um dia ou um evento para poderem se libertar, quando o certo seria poder viver livre todos os dias.

    ResponderExcluir