quinta-feira, 21 de junho de 2012

Propaganda vs Realidade - Por quê isso acontece?

Hoje me deparei com uma reportagem muito interessante no portal UOL. Inicialmente o que me chamou a atenção foi o título:
"McDonald's mostra em vídeo por que o lanche da propaganda é diferente do da loja."
Você já se questionou isso? Pois é, eu já vi muita gente comentando e reclamando sobre isso. Eu já trabalhei numa das filiais da rede Arcos Dourados (Ainda farei um post sobre isso, contando sobre a experiência) e por isso entendo o processo e nunca condenei, mas a grande maioria das pessoas realmente não entende. 

À esquerda, o lanche comprado em uma loja; à direita, o lanche feito para a propaganda
À esquerda, o lanche comprado em uma loja; à direita, o lanche feito para a propaganda


O McDonald's explicou, em um vídeo postado na internet, por que os sanduíches anunciados nas propagandas parecem diferentes, maiores e mais saborosos do que os vendidos nas lojas da rede.

O fato é que todas as empresas utilizam de técnicas de marketing aliados com os poderes do photoshop para criar uma imagem perfeita de seu produto. Isso faz parte do nosso cotidiano, as cores são diferentes, as texturas são diferentes, é tudo muito diferente do que é proposto pela propaganda. Mas justamente é o que a mensagem nos passa: "Imagens meramente ilustrativas". A propaganda serve apenas para ilustrar, para criar expectativas no consumidor e não uma amostra grátis da experiência que você vai ter. Simplesmente isso. Não acho justo com o capitalismo, com o sistema e com o mercado julgarmos tão mal dessa forma. Tudo faz parte dos negócios e todo mundo quer vender seu produto! Compra quem quer. 

No caso da rede multinacional McDonald's todos os lanches são feitos na base de um minuto, com extrema agilidade e nas fotos que são expostas a equipe leva algumas horas para compor toda a produção e existe um próprio "stylist" de comidas que dispõe todos os ingredientes da melhor forma, ou seja visualmente bonita! É como se fosse uma sessão de fotos com uma modelo. Um processo de criação que exige cuidado, técnica, atenção e paciência. 
Olha o que o especialista fala sobre isso: "A maior diferença é o fato de que colocamos todos os ingredientes, normalmente escondidos, para fora, para que você possa vê-los", diz Hope. No computador, os ingredientes ganham mais cores, e as imperfeições nos pães são disfarçadas." 
Assista o video e veja o processo de criação:


Veja a matéria fonte que originou nesse post do "Vozes de Opinião": 


Site oficial de perguntas e respostas que clientes submetem ao McDonald's no Canadá. Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário