sábado, 30 de junho de 2012

MALENA - Um filme para se lembrar para sempre!


Malèna Scordia - Monica Bellucci as Malena Scordia in Miramax's Malena - 2000 

Estou aqui para comentar sobre um filme fantástico e que me marcou de forma considerável. Assisti esse filme quando era um garotinho, mas nunca me esqueci do impacto que ele me causou.
A história é ambientada na Sicília, sul da Itália, em plena Segunda Guerra Mundial. Renato (o estreante Giuseppe Sulfaro, que conseguiu o papel graças a uma foto enviada pela tia) é um garoto de 13 anos que tem duas grandes surpresas no mesmo dia: ganha a sua primeira bicicleta e conhece a belíssima Malena (a modelo Monica Belucci, que esteve À Sombra de Uma Suspeita). 

Ainda no mesmo dia, a Itália entra na Guerra, mas isso não tem a menor importância para Renato. No momento, o rapaz está muito mais preocupado em curtir sua bicicleta, em ser aceito na turma de garotos mais velhos e – principalmente – em saber melhor quem é aquela estonteante morena que passa por todos sem olhar para ninguém. Aos poucos, Renato fica sabendo que Malena é nova na cidade e que seu marido está nos campos de batalha. Por morar sozinha e por ser muito bonita, ela logo atrai a cobiça dos homens e a ira das mulheres do lugar. Renato, por sua vez, sonha com o dia em que poderá usar calças compridas e, finalmente, declarar seu amor à bela morena. Enquanto isso não acontece, ele se dedica a proteger com unhas e dentes o objeto da sua admiração. 

Tudo isso se desenvolve numa belíssima trama de amor platônico que o pequeno Renato sustenta pela belíssima Malena, ao contrário dos outros homens da cidade que vêem em Malena apenas um objeto de forte apelo sexual, Renato só pensa em protegê-la, em cuidar dela e, para isso, passa a espreitá-la por todos os lugares, num misto de detetive e anjo da guarda. Quanto mais a Guerra se desenvolve, mais Renato toma contato com a dura realidade da vida, conhecendo de perto a privação, a necessidade e a intolerância. Mas, para ele, Malena está acima disso tudo. Para Renato, Malena é simplesmente o amor puro e incondicional. A personagem Malena possui dor e sofrimento nos olhos, sua beleza está acima de todo e qualquer outro na cidade em que vive e isso desperta muita inveja e clima de competição entre as mulheres. 
O que me chamou a atenção no filme é a demonstração de como a inveja, o falso moralismo, a hipocrisia e a maldade podem maltratar e destruir a vida de uma pessoa. Felizmente, Malena é uma mulher forte e corajosa e não fica por baixo nunca.
Um filme que pode ser facilmente encaixado em nossa sociedade atual. Uma sociedade que só expôe preconceito e julgamentos. E isso muitas vezes magoa, machuca pessoas, causa mortes e situações de tragédias a todo tempo. Seria muito bom se cada pessoa cuidasse apenas de seus próprios interesses e objetivos sem se importar com a vida e as escolhas alheia.
Há alguns anos atrás quando assisti o filme, fiquei muito tocado com a história de Malena e nunca me esqueci dessa história fantástica, e agora revendo o filme com uma nova mente e nova concepção de ideias, sinto a mesma sensação de injustiça, de revolta, de impotência, de tristeza e agonia ao ver como as pessoas podem ser más. Por isso decidi postar uma indicação sobre esse filme, para pessoas que gostam de filmes inteligentes e ambiciosos. Malena, é uma das mulheres que eu também nunca me esquecerei!
Assista o Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário