segunda-feira, 4 de junho de 2012

Resenha do álbum "UMBIGOBUNKER?!" - Jay Vaquer

Bom, não é segredo para ninguém que eu tenho imenso amor e admiração pelo cantor brasileiro Jay Vaquer. Sempre que posso indico para alguém, comento sobre e estou sempre fazendo elogios e publicações sobre ele. Por quê definitivamente, o considero o melhor cantor de nosso país com sua voz e suas letras inteligentes e críticas ele faz todo um jogo teatral e lúdico em seus shows. Bom, seu último CD já foi lançado há algum tempo... mas como meu blog é recente faço questão de publicar sobre ele e deixar arquivado. Já tenho noticias de que o Jay vai lançar um novo cd agora no segundo semestre de 2012, estou aguardando ansiosamente!

Mas vamos lá:


Jay Vaquer - Umbigobunker?! (2011)

Alguns anos se passaram desde 'Cotidiano de um Casal Feliz'. Quem não se lembra daquele clipe estranho que tocava toda hora na MTV, com um cara pendurado nas correntes cantando 'alguém sabe dizer o que é normal'? Muita coisa aconteceu com o cantor/compositor Jay Vaquer desde então: outro disco de estúdio, a saída da gravadora EMI, um DVD ao vivo, a luta por conseguir espaço no mercado... Apesar de todas as dificuldades e "prejus", o carioca quebrou seu cofrinho, foi pra Los Angeles com o produtor Moogie Canazio, e agora lança seu quinto disco de inéditas intitulado "Umbigobunker?!", pelo selo indie LAB 344. Os fãs do cantor (eu sou um deles) acompanharam uma saga até o lançamento, a cada dia era revelado um nome ou a letra de alguma música, com direito até a imagens para interpretação, até o disco ser liberado para audição, nesse último domingo.
Mas o que o tal "Umbigobunker?!" traz de novo? Aqui nesse álbum vemos um Jay ainda pop, ainda rock, ainda MPB, porém mais sofisticado, sem apelos comerciais, nem fórmulas. Com esse trabalho mais "restrito", diga-se de passagem, faremos as devidas análises.

O álbum abre com "Meu Melhor Inimigo", uma música típica de abertura de seus álbuns. Agitada, direta e letra ácida ao extremo. Tem um dos melhores refrões de sua carreira. Uma das melhores do disco, com certeza.

"Dia Desses" começa com um suave violão, melodia gostosa até que se explode num lindo refrão, onde Jay canta com toda força e emoção.

"Ah, Mas Bem Que Você Gosta (Coprófaga)" traz de volta o fólego da primeira faixa. O ponto dela está exatamente na forte letra: "agora não passo de um bosta, ah mas bem que você gosta, de deixar a mesa posta, pra cair matando, chafurdando, lambuzando a cara toda". Com certeza vai levar muita gente nos shows.

A quarta faixa é "Personal Saturno, Júpiter Privé", uma das melodias mais gostosas do álbum, sua letra é cheia de metáforas e alusões a planetas, também com um ótimo refrão.

A faixa-título "Umbigobunker?!" é curta, apenas teclado e voz, praticamente uma vinheta.

"Do Nada, Me Jogaram Aos Leões" conta com a ilustre presença de Maria Gadú dividindo os vocais da canção. A canção tem uma energia muito boa e é a que mais se parece com os álbuns anteriores de Jay. A letra retrata uma espécie de "sacrifício aos leões" de uma maneira genial, num refrão que gruda na mente por muito tempo!

A segunda parte do álbum é marcada por músicas mais lentas e com arranjos primorosos. "Se é Que Sonhei (Aquele Sonho Esquizo)" é embalada ao piano e lembra bastante as power ballads britânicas. Aliás, o álbum todo é de qualidade absurda, com nível do que está rolando lá fora.

"Fabulosa Santa Que Pariu" tem arranjos muito bem feitos de piano e cordas, um pouco familiar com "Nera" do disco anterior Formidável Mundo Cão (2007). A música fica mais grandiosa a cada segundo. As guitarras voltam em "Presença Hecatombe" e "Ritual da Chuva Seca", porém sem o gás das primeiras faixas.

"E Assim, Saltar" tem arranjos primorosos e uma letra muito sincera. E a música que encerra o tracklist, "Quase Linda História de Amor", é tocada apenas com piano e cordas, numa melodia linda que termina o disco.

"Umbigobunker?!" não veio apenas para ser mais um disco pop, mas sim propor uma reflexão sobre a mensagem que ele passa, seja tanto nas letras como na melodia. Um disco com ótimas canções, letras geniais e qualidade gringa. Artistas brasileiros que também fazem isso? São poucos.



01 - Meu Melhor Inimigo
02 - Dia Desses
03 - Ah, Mas Bem Que Você Gosta (Coprófaga)
04 - Personal Saturno, Jupiter Privé
05 - Umbigobunker!?
06 - Do Nada, Me Jogaram Aos Leões
07 - Se é Que Sonhei (Aquele Sonho Esquizo)
08 - Fabulosa Santa Que Pariu
09 - Presença Hecatombe
10 - Ritual da Chuva Seca
11 - E Assim, Saltar
12 - Quase Linda História de Amor

BAIXE PARA CONHECER AQUI: http://www.dihitt.com.br/barra/cd-jay-vaquer--umbigobunker--2011
EM SEGUIDA COMPRE O CD ORIGINAL.
PORQUE VALE A PENA E O ARTISTA MERECE ! *-*
Disponivel nas LOJAS SARAIVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário