segunda-feira, 30 de julho de 2012

FRANÇA: Um país elegantemente único!


Certa vez no aeroporto Charles de Gaulle, um turista recém-chegado perguntou para uma funcionária que estava passando:
_Por favor, onde fica o balcão da Varig?
Ela só respondeu:
- Boa noite!
O turista achou que ela não tinha entendido e repetiu:
_Onde fica o balcão da Varig, por favor?
_Boa noite!
Então, ele finalmente entendeu que ele não tinha sido cortês e que não seria atendido se não corrigisse sua frase, portando disse:
_Boa noite senhora!
_Boa noite! (com um sorriso de vitória por ter "civilizado" aquele bárbaro na sua frente)
_Onde fica o balcão da Varig, por favor?
_No segundo andar a direita.
_Obrigado.

Infelizmente ainda não tive a oportunidade de viajar para o exterior, mas diga-se de passagem é o meu maior sonho. Partindo do pressuposto, gostaria de iniciar uma nova modalidade de artigos em nosso blog que na verdade seria uma espécie de artigo de curiosidades sobre determinado país. Com o decorrer do tempo, nosso blog estará recheado de países e suas respectivas características e curiosidades, coisas que geralmente não encontramos via Wikipedia. Assuntos numa abordagem real e turística mesmo. Prefiro essa visão do que a robotizada pesquisa robotizada e morta de livros e sites de pesquisa. Esses instrumentos são ótimos para se decorar, mas não revelam de fato "a alma e a essência" das nações.
Portanto, eu escolhi um dos maiores destinos turísticos do mundo para iniciarmos essa nova categoria aqui no Vozes de Opinião. Um país que toda e qualquer pessoa já deve ter sonhado em conhecer; pois bem. 
Falaremos hoje sobre a França e um pouco de sua cultura. Bienvenue a France! 

O que é verdade e o que é mentira? As francesas se depilam? Os franceses tomam banho? Os franceses fumam bastante? Eles sao fedidos? Eles sao grosseiros? Mal educados?
Primeiro é preciso diferenciar o francês antigo e o atual, o parisiense e o provinciano.

As francesas se depilam?
Até onde eu saiba, sim. Pelo menos nas praias elas estao sempre depiladas. Mas a depilaçao brasileira é famosa aqui. Existem giletes, ceras e produtos desse gênero em qualquer Monoprix. Quer dizer que se você for passar um tempo na França, nao vai deixar de se depilar se é esse o seu costume.
Os franceses tomam banho?
Sim e não. Depende muito da cultura de cada lugar, ou província. Alguns afirmam que era uma prática contra os hábitos da família, o de tomar banho todo dia, para não perder a proteção da pele, pois quando tomamos banho perdemos essa camada de gordura que impede que a pele fique seca. A maioria pensa assim. Mas sim, eles tomam banho... pode até não ser diariamente, mas tomam! Vale ressaltar que é um hábito de grande parte de todos os europeus, e não somente da população francesa.

Os franceses fumam bastante?
Sim. Por mais que sejam preocupados com a emissão do gás carbônico, com efeito estufa, eles não se incomodam em acender vários cigarros. É impressionante. Muitas mulheres fumam e homens também. E adolescentes na frente da escola com seus cabelos ensebados e as meninas com o rosto laranja de tanta maquiagem. A França também pode ser desagradável para alguns olhos, questão de gosto.

Eles possuem um cheiro desagradável? Algum tipo de fedor?
Se eles não tomam banho são fedidos. Se eles fumam são fedidos. Se fumam e tomam banho são fedidos. Se fumam e nao tomam banho, fuja! Esse é o maior conselho que se dá. Mas há também uma dose de exagero nisso. Paris é a capital da elegância, do glamour, do charme, dos apaixonados. E também um dos lugares em que aparência é tudo, assim como apresentação pessoal. Onde os homens são como monumentos turísticos derivados de tamanha beleza e charme, e creio que não sejam fedidos de fato, mas isso é algo que você só poderá comprovar chegando bem perto de um. Se souberem de alguma coisa, me avisem para que eu enriqueça nosso blog.

Eles são xenofóbicos? Odeiam Inglês? Odeiam turistas e são estúpidos?
Ao contrário do que falam, os franceses não são intolerantes a outros países e muito menos mal educados ou ignorantes. A questão é que os franceses não são subservientes de estrangeiros grosseiros e autoritários. As pessoas quando são turistas em algum destino se julgam no direito de fazer o que quiserem, de agirem de qualquer forma, e que os moradores locais têm a obrigação de servir e prestar serviços; afinal eles estão investindo dinheiro na cidade, estão gastando e movimentando a economia. Mas na verdade, isso é um pensamento errôneo e injusto. E a população francesa sabe bem disso. Eles têm orgulho de seu próprio país e em sua maioria são educadíssimos e por esse motivo esperam a mesma educação de quem está os visitando. É comum que turistas, por vezes desesperados, com medo, sem conhecer a cidade, sem falar a língua, esquecemos as palavrinhas mágicas que abrem portas na maior parte do mundo: Com licença; por favor e obrigado. (Excuse moi ou pardon, s’il-vous-plaît e merci, respectivamente). 
Se você começar abordar um francês usando essas palavras, olhando no olho, pode acreditar que eles deixam o que estiverem fazendo para lhes ajudar, até falar inglês. Mas se, ao contrário, você abordar um francês, gesticulando, gritando e apontando para o mapa, exigindo informação… aí eles não vão te dar a mínima mesmo. Os franceses sabem que a maioria dos visitantes não falam Francês e por isso também, valorizam o fato de que você pelo menos tente esboçar algumas palavras ou comece um diálogo com uma simples frase em Francês; mostra o seu respeito em relação à cultura e a rotina deles.


Enfim, de uma maneira geral todos os países são estereotipados de alguma forma. Faz parte do ser humano impor um padrão para outros povos e outras culturas. Mas o que devemos deixar bem claro é que um lugar que deve ser visitado com certeza é a França. País belíssimo e riquíssimo em todos os sentidos, com muito glamour, muito charme, muita elegância e sofisticação. Com certeza é um país arquitetônicamente belo e apreciado por olhos de todo o mundo. Não é a toa que seu número de visitantes crescem a cada dia. O povo francês pode não ser o mais sorridente  e cativante do mundo, mas são refinados, respeitosos e apreciam uma boa educação. Simples assim.

Conheça Paris sem sair de casa: http://www.paris-26-gigapixels.com/index-en.html
(Imagem panorâmica de 26 gigapixels, vale a pena conferir!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário