"Porgi amor" - Uma das músicas de As Bodas de Fígaro
Fiquei sabendo da apresentação por alguma página no Facebook e já fui correndo atrás de detalhes para comparecer; concertos e óperas sempre me interessaram muito, acho uma demonstração de sentimentos e de emoções sem igual.
A ópera apresentada foi "As Bodas de Fígaro" de Mozart. A ação desenrola-se no Castelo do Conte de AlmaViva, perto de Sevilha, no ano de 1785. Fígaro e Susann, servos do Conte e da Contessa AlmaViva estão noivos e se casarão em breve. O Conte mantém um longo assédio a Susanna, o que a faz duvidar que este venha a cumprir a sua promessa de abolir o tão odiado "Direito do Senhor", que estabelecia a prerrogativa de se deitar com a serva antes de a entregar ao futuro marido.
Originalmente, a ópera de Mozart foi escrita em quatro atos. Mas na apresentação eles sintetizaram a obra e a transformaram numa versão "pocket" de As Bodas de Fígaro, condensada em mais de uma hora de duração e permeada por uma ágil narração, que apresenta uma ideia clara e continua da obra.
O que posso dizer é que achei o trabalho da equipe absolutamente excepcional e profissional. O espaço muito competente e eficaz com distribuição de ingressos, iluminação perfeita e uma boa acústica.
O elenco escalado para esse trabalho era lindo, suas vozes eram espetaculares e muito emocionantes e todos adoraram cada música que era apresentada.
Tudo foi num palco bem simples e resumido, o que fazia a plateia imaginar vários elementos da peça original e usar a criatividade para compôr a obra em si.
As vozes ecoando dentro da Pinacoteca de SP, as pessoas com os olhos brilhando, batiam palmas e palmas ao término de cada música, os figurinos impecáveis, o carisma e o amor pela música foram claramente visualizados. A Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim) tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres, e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP oferece a cada ano centenas de shows, concertos e workshops. Possui em seu currículo diversas apresentações e prêmios em Nova Iorque, Amsterdã, Bruxelas e Rio de Janeiro e até já lançou um fabuloso cd, "Espelho D'água", pelo selo SESC.
"As bodas de Fígaro": Dias 22,26 e 29 na Pinacoteca do Estado e 23 e 30 no Museu do Ipiranga.
Direção: Mauro Wrona
- Elenco: André Rabelo, Andressa Chinzarian, Alexandra Liambos, Camila Titinger, Daniel Marchi Ferreira, Fabio Siniscarchio, Johnny de Lima França, Luiz Alberto Faria, Luiz Gustavo, Mayra Terzian, Nelmon dos Santos, Pamina Rodrigues, Pedro Vaccari, Ricardo Regis Schreurs, Roseane Soares, Max Costa, Josy Santos.
- Pianistas: Anderson Brenner e Nanci Bueno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário