quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PETIÇÃO: Queremos nossa cultura na Copa 2014!

Uma resolução da FIFA proíbe qualquer comércio ambulante num raio de 2 km de todos os estádios da Copa do Mundo. Isso exclui vendedores de comidas tradicionais do Brasil. Eles 'permitem' os acarajés dentro dos estádios, mas não as baianas. O Acarajé faz parte da cultura alimentar baiana e não deve sofrer com ações que estão acima do interesse nacional.


O presidente da Associação das Baianas de Acarajé e Vendedoras de Mingau (Abam), em Salvador, e trabalham todos os dias na salvaguarda de um dos patrimônios imateriais do Brasil, reconhecido pelo IPHAN, o "ofício das baianas de acarajé". Fazem cursos, capacitam, zelam e orientam essas mulheres desde 1992. 

Obviamente, segurança, higiene e alimentação saudável devem estar entre as preocupações da organização de um evento tão grande e impactante, mas isso não pode ser influenciado por interesses de patrocinadores, como a rede McDonald's. Tenho certeza absoluta que eles terão espaço garantido e de sobra para seus hambúrgueres.

Já há uma comoção nacional em torno do assunto. Além de nós, o presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, Márcio Caires (Griô), também pressiona. A notícia já indignou pessoas por todo o Brasil. E agora, através desta petição que está sendo feita, que Ronaldo amplifique nossa voz para garantir que a FIFA ouça. Queremos que a FIFA se comprometa com o Brasil, representado pelo ex-jogador Ronaldo, membro do Conselho de Administração do COL, a garantir espaços específicos ao redor dos estádios na Bahia para as baianas vendedoras de acarajés.


Temos a obrigação de valorizar e preservar nossa cultura, gastronomia, patrimônio material e imaterial de todas as formas! Ainda mais com um evento tão grandioso quanto a Copa 2014 aqui no Brasil. Não podemos engolir e importar tudo. Precisamos nos unir e servir uma comida que é nossa, uma cultura que é nossa. Somos brasileiros e o orgulho está estampado em nossas faces.

Sabemos das dificuldades que a nação enfrenta e continuará enfrentando posteriormente até a realização desse grande evento, mas nada que nenhum outro país não tenha passado. Creio que nosso país vai conseguir dar conta e brilhar de toda forma com a Copa. O negativismo não deve ser levado em consideração, e temos que reunir forças e nos conscientizar da importância de tudo isso.

Partindo do pressuposto, peço auxílio aos leitores do blog que entrem no link da petição, assinem e compartilhem esse movimento para que possamos manter nossa identidade cultural acima de toda e qualquer indústria americana. Não descarto a opção do Mc Donald's e outras redes, mas é de extrema importância que a nossa cultura e gastronomia também esteja presente para que turistas de todo o mundo possam provar e se encantar com a magia baiana. Peço essa gentileza a todos vocês, que diante de todo esse conceito e aplicação, nos ajudem nessa petição.


VAMOS MANTER NOSSA ESSÊNCIA! ABRIR OPORTUNIDADES! GERAR RENDA E DISSEMINAR A CULTURA BRASILEIRA ENTRE OS TURISTAS E VISITANTES.

Queremos baianas e acarajés na Copa de 2014 #baianasnacopa

UPDATE 23/11/12: Ótima notícia para as baianas de acarajé! Depois de conseguirem mais de 7 mil assinaturas, a campanha repercutiu por toda a imprensa soteropolitana e até no exterior! O goleiro do Flamengo, Felipe, que é filho da Rita, se declarou "embaixador pelas baianas na Copa de 2014". A Fifa chegou a dar uma declaração "não oficial" de que autorizaria as baianas, mas ainda não deu a resposta final. Vamos aproveitar esta chance única de dobrar a entidade esportiva mais poderosa do mundo!
Divulgue o link: www.change.org/acaraje

Nenhum comentário:

Postar um comentário