segunda-feira, 4 de junho de 2012

V de Vingança

Quando se fala em vingança as pessoas geralmente tomam uma postura negativa, considerando como um ato sujo e derivado de uma pessoa pobre de espírito. A ética da vingança é acaloradamente debatida na filosofia. Alguns creem que ela é necessária para se manter uma sociedade justa. Em algumas sociedades se acredita que o mal infligido deve ser maior do que o mal que originou a vingança, como forma de punição.

Pode-se dizer que a vingança é o ser humano mostrando o quão ruim e implacável ele consegue ser diante de uma situação de danos ou de injustiça. O instinto do ser humano é muito forte e isso é notável no nosso cotidiano. Vivemos cercados de situações que aguçam nossos sentidos, percepções e claro, o nosso instinto humano; que serve para nos proteger, nos acalentar, nos alertar e nos prevenir de algum imprevisto. As pessoas costumam agir por instinto. Creio que a vingança seja isso. A junção do ego ferido com a força do instinto; gerando esse ciclo de reciprocidade maldosa.
Vingança consiste em ir contra uma pessoa ou grupo em resposta a algo que foi percebido ou sentido como prejudicial. Embora muitos aspectos da vingança possam lembrar o conceito de igualar as coisas, na verdade a vingança em geral tem um objetivo mais destrutivo do que construtivo. Quem busca vingança deseja forçar o outro lado a passar pelo que passou e/ou garantir que não seja capaz de repetir a ação nunca mais.
O fato é que se uma pessoa causou algum dano a você, diretamente ou indiretamente você se sente na obrigação de revidar e mostrar que você também pode ser nocivo em relação a outros. É importante para o ego mostrar a nossa força, mostrar as nossas características e mostrar que somos inteligentes e articulados o suficientes para defender nossa vida e nossos ideais. Ninguém pode ser julgado ou descriminado por querer vingança contra alguma pessoa. Cada um sabe de seus motivos.
Na verdade, a vida é individual de cada um e cada pessoa é responsável por seus próprios atos.
Independente de qualquer situação, o importante é manter o bom caráter e o focalizar apenas as coisas boas da vida. A vingança pode ser apreciada... porém, com moderação. Pois senão torna-se um grande veneno e você ficará dependente dele e morrerá aos poucos. Ao querer enterrar uma pessoa, estarás jogando terra em seu próprio corpo em involuntária decomposição e você nem se dará conta. Portanto, ao invés de se dedicar tanto articulando estratégias contra alguém; elabore estratégias para se tornar uma pessoa melhor e em melhores condições. Nada mais importa do que você mesmo.
E quando eu digo melhores condições, eu quero dizer que você deve se tornar uma pessoa melhor. Enquanto você ficar reduzida a um simples verme calejado e queimando seu cérebro com planos de vingança ou de se sobressair em cima de outras pessoas, o resto do mundo está sendo feliz. E só posso dizer que você não vai acabar nada bem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário