quinta-feira, 19 de julho de 2012

PARANAPIACABA (SP) - "Festival de Inverno"


Não poderia deixar de postar algo sobre essa belíssima vila aqui em São Paulo mesmo. Desde 2008, quando fui pela primeira vez; eu me apaixonei perdidamente e caí nos encantos da hospitalidade e simplicidade dessa linda cidadezinha. Atualmente, estamos num inverno rigoroso aqui na Terra da Garoa e isso combina perfeitamente com o clima serrano e nublado dessa vila, ainda mais no Festival de Inverno que acontece anualmente. Portanto, se informem bem, e junte seus amigos pra fazer um passeio até lá pra conferir de perto! Vamos saber um pouco mais:

O sítio histórico de Paranapiacaba, subdistrito de Santo André, teve parte de seu patrimônio construído comprado pela Prefeitura de Santo André, com objetivo de ser preservado e transformado em um pólo turístico. E hoje é um grande roteiro de visitação e fluxo turístico. Paranapiacaba. No alto da serra do mar em São Paulo entre o planalto e o mar, em tupi-guarani quer dizer "lugar de onde se vê o mar". A importância histórica deste local começa se desenhar ainda nos tempos do Império, a partir da segunda metade do século XIX, com a intensificação do transporte da produção agrícola do Porto de Santos para o Planalto Paulista.
 Transpor a Serra utilizando como único meio de transporte o lombo de burro transformou-se em um grande obstáculo para o desenvolvimento do Estado de São Paulo, tornando-se urgente a construção de uma ferrovia.
A Vila de Paranapiacaba foi implantada na 2ª metade do século XIX, em decorrência da construção desta ferrovia que fazia a ligação do interior do Estado de São Paulo ao Porto de Santos. Para transpor os 800 metros de escarpa que separavam o planalto da baixada, foi necessária adoção de um sistema baseado em quatro planos inclinados interligados por patamares, onde foram instaladas as máquinas fixas que acionavam os cabos de aço que sustentavam a locomotiva e as composições na subida e descida da serra. Esse sistema foi denominado funicular e seu funcionamento exigiu um número expressivo de operários que se estabeleceram no primeiro núcleo de povoamento denominado Varanda Velha, mais tarde conhecido como Vila Velha. 


A crescente utilização da ferrovia para o transporte do café do interior até o porto, demandou a construção da segunda linha do Funicular. Esta duplicação requereu a permanência de um número significativo de operários, técnicos e engenheiros no local para atuarem na administração e manutenção das linhas e dos pátios. Por esta razão, a empresa São Paulo Railway Co., que obteve a concessão deste trecho da ferrovia por 90 anos, optou pela construção de uma vila para abrigar seus funcionários, nas proximidades das instalações ferroviárias.

A implantação da Vila - denominada Vila Martim Smith - e a Vila Velha ocuparam uma trecho urbanizado de 323.000 m² dentro de uma área de 1.949.820 m² pertencente ao Império. Para justificar esta concessão, o poder público ressaltou os resultados positivos da implantação da ferrovia, como por exemplo a valorização das terras, a possibilidade de crescimento do trabalho livre, o incremento nos procedimentos industriais e a criação de novas cidades.
Há mais de 10 trilhas de níveis leve, médio e pesado, que podem ser feitas com o acompanhamento de guias locais (trilhas municipais e estaduais). Além disso, o rapel, a tirolesa e a observação da flora e da fauna também podem ser praticados na região. Várias competições de mountain bike, corrida de aventura e enduro a pé já realizaram eventos no local desde 2000 e o turismo cresce também com o incentivo ao artesanato local. Dotada de exuberante natureza, e cercada pela belíssima mata atlântica, a Vila de Paranapiacaba começou a ser construída em 1860, por ocasião da contratação da empresa Inglesa SPR (São Paulo Railway) pelo Barão de Mauá no governo de Dom Pedro II, para agilizar o escoamento do café produzidoem São Paulo para o porto de Santos. A Vila ainda conserva toda a influência Inglesa em suas construções em madeira de pinho de Riga nas casas construídas hierarquicamente, para solteiros, famílias e conforme a importância social na ferrovia.

Além da possibilidade de observar a flora e a fauna da Mata Atlântica de perto, os visitantes podem conhecer o sistema de reservatórios implantado pelos ingleses no final do século XIX. O projeto foi planejado valorizando a integração entre a natureza e a engenharia. A Vila de Paranapiacaba é um marco da presença Britânica no Brasil, e a única Vila ferroviária conservada desde sua fundação, reunindo um importante Patrimônio Histórico, Cultural e Natural. Seu patrimônio arquitetônico foi tombado como Patrimônio Nacional. Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, com sua mata pertencente a Reserva da Biosfera, a Vila de Paranapiacaba é considerada por ONG´s internacionais como um dos 100 principais monumentos históricos do mundo, figurando na WMF (World Monuments Fund).

Além do valor histórico que alavancou o desenvolvimento do Estado de São Paulo, na Vila de Paranapiacaba foi disputada a primeira partida oficial de futebol do Brasil, promovido pelo Sr. Charles Miller, o qual então era telégrafo e funcionário da São Paulo Railway Co.
Visando a recuperação e preservação desse valioso sítio arqueológico, a Prefeitura de Santo André comprou a Vila de Paranapiacaba, e iniciou um projeto para torna-la pólo de ecoturismo organizado. Para tanto disponibilizou seus imóveis para empreendedores interessados em iniciar atividades comerciais no ramo de turismo na Vila de Paranapiacaba, e através do turismo sustentável efetuar sua recuperação e preservação.
Em 2001 foi feito a primeira edição do FIP, Festival de Inverno de Paranapiacaba, que contou com a presença de 12 mil pessoas. Na segunda edição em 2002, esse número alcançou 20 mil pessoas e em 2003 triplicou, chegando a um público de 60 mil pessoas. No ano de 2004 alcançou um público de 70 mil pessoas, em no V Festival de Inverno de Paranapiacaba em 2005, obteve-se um público Record de mais de 90 mil pessoas. No festival, vários artistas consagrados e outros nem tanto assim se apresentam gratuitamente e fazem a alegria dos turistas e visitantes, criando um clima agradabilíssimo!

A cada ano que passa, Paranapiacaba vem consolidando-se como uma excelente opção de turismo, oferecendo uma ótima infra-estrutura para receber os turistas de todo o Brasil e de outros países. Muito próxima a grande São Paulo e das cidades do ABC, a Vila de Paranapiacaba torna-se também uma opção muito barata de turismo para os habitantes destas cidade.
Paranapiacaba tem um clima único e possui uma população extremamente hospitaleira e simpática.

Com muitas paisagens, e lugares muito especiais que com certeza sempre renderão muitas fotos!


P.S: Ainda dá tempo de participar do grande e tradicional festival de inverno, confira a programação aqui:

Patrimônio Cultural / Patrimônio Natural
Tombamento Nacional: IPHAN 2002
Tombamento Estadual: CONDEPHAAT 1987
Tombamento Municipal: COMDEPHAAPASA 2003
Tesouro cultural mundial - World Monument Fund 2000.

    Vale a pena assistir esse vídeo sensacional que retrata um pouco da cidade:

                                          

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